Por que os investidores continuam se reunindo para o Dinar
A moeda da nação é muito parecido com o estoque de uma empresa. Nos termos mais simples, o valor do estoque de uma empresa é derivado cortando o valor total da empresa pelo número de ações em circulação.
Este mesmo princípio simplista pode ser aplicado à valorização da moeda de uma nação, onde cortar a riqueza da nação pelo número de unidades de moeda em circulação dá-lhe o valor de cada unidade de dinheiro.
Mas surgem circunstâncias que podem temporariamente ver o estoque de uma empresa ou a moeda corrente do país abaixo de seu valor calculado & rsquo; valor. Fundos de investimento inteiros são baseados em tais disparidades; Valor, por exemplo, foco na compra de ações que estão negociando abaixo de suas empresas & rsquo; valor do livro.
Estender esta idéia para a troca de moeda, e você pode ver por que há tanta emoção em torno da moeda do Iraque, o dinar. Os investidores consideram o dinar iraquiano grosseiramente subvalorizado, dado o tremendo potencial da economia petrolífera do Iraque, e assim estão comprando o dinar com grandes expectativas.
Quão tremendo é o potencial da economia do Iraque? A Agência Internacional de Energia resumiu perspectivas promissoras do Iraque, como relatado pelo Wall Street Journal não há muito tempo:
"A produção de petróleo do Iraque está em vias de mais do que o dobro na próxima década, fornecendo quase metade do crescimento da oferta mundial de petróleo e fazendo com que o país seja um motor de futuros preços do petróleo", disse a Agência Internacional de Energia (Agência Internacional de Energia). & Rdquo;
Citando uma previsão da AIE, o artigo observou, "a produção de petróleo do Iraque poderia atingir 6,1 milhões de barris por dia em 2020 e 8,3 milhões de barris por dia em 2035, em comparação com pouco mais de 3 milhões de barris por dia agora". [Que] faria Iraque & lsquo; de longe o maior contribuinte para o crescimento da oferta global & rsquo; Nos próximos 20 anos, tomando o lugar da Rússia como o segundo maior exportador de petróleo do mundo. & Rdquo ;.
O mesmo artigo cita Fatih Birol, economista-chefe da AIE, em uma entrevista: "O crescimento da produção de petróleo e até mesmo de gás natural proporcionará a chance de transformar a economia do Iraque." As receitas do petróleo podem fornecer bases sólidas para um país próspero . "
E não é isso que todo investidor de valor está contando? A oportunidade de comprar uma ação ou moeda enquanto ainda é barato, antes que a empresa ou país alcance seu potencial econômico total?
Na verdade, isso vai acontecer eventualmente para o Iraque. Muitas nações devastadas pela guerra do passado emergiram como casas de poder econômico depois daqueles anos iniciais de reconstrução; Japão e Alemanha entre os mais conhecidos. Mas quanto tempo leva?
Tempo é certamente um fator muito importante qualquer investidor precisa considerar. Claro, as receitas petrolíferas do Iraque provavelmente dobrarão na próxima década. Mas o que o mercado de ações dos EUA fará no mesmo período? Como será uma carteira bem diversificada de ações de dividendos, ações de crescimento e alguns metais preciosos? O dinar vale realmente esse risco quando há tantas escolhas mais seguras aqui em casa?
E mesmo com uma grande apreciação do valor do dinar nos próximos anos, os custos associados com saltar dentro e fora do comércio não são de pouca conseqüência.
Um artigo recente da Reuters observou que "comprar o dinar é uma tarefa em si mesma. A moeda só é negociada no Iraque, por isso só pode ser comprado por clientes dos EUA através de um punhado de revendedores em todo os EUA que recebem seus dinares dos bancos iraquianos. Se um cliente quiser vender seus dinares, o negociante comprá-lo-á somente para trás em um disconto de 30 por cento - assim nenhum comércio rápido aqui. & Rdquo;
A segurança da transação é também uma preocupação, dado o mercado pequeno e ilíquido do dinar. Escrevendo para Forbes. John Wasik adverte, "Quando há exclusivamente um mercado privado para qualquer segurança ou veículo, as avaliações podem ser altamente especulativas. Se não existirem sistemas abertos com sistemas de compensação e compensação transparentes, as salvaguardas dos investidores são mínimas. & Rdquo;
Essencialmente, a citação que você está recebendo poderia ser altamente distorcida em seu desfavor.
No entanto, há outro fator muito importante em jogo na tentativa de determinar a solidez do dinar como um investimento, ou de qualquer moeda para essa matéria: a incerteza política.
Uma leitura altamente recomendada sobre os efeitos da incerteza política sobre a estabilidade das moedas é o documento de 2005 Políticamente Gerado Incerteza e Crise Monetária por David Leblang da Universidade do Colorado e Shanker Satyanath da Universidade de Nova York.
De particular interesse para a nossa discussão aqui é a primeira seção de seu paper, "Relação causal entre variáveis políticas e crises monetárias", onde o par examina duas hipóteses, a primeira das quais é que um novo governo aumenta a probabilidade de uma crise cambial .
Depois de nos percorrer várias teorias, a dupla argumenta que "um aumento na gama de crenças entre os especuladores sobre o estado dos fundamentos econômicos aumenta a probabilidade de uma crise cambial".
Eles continuam a explicar por que haveria uma "gama de crenças entre os especuladores". Em primeiro lugar, dizendo: "Quando um governo já está no poder por um longo período, os especuladores têm uma base relativamente comum para prever a resposta provável do governo a um determinado conjunto de estatísticas; O recente histórico do governo. Quando houve recentemente um volume de negócios no governo, o governo não tem um histórico recente & hellip; & rdquo;
& Ldquo; Volume de negócios recente no governo, & rdquo; Eles concluem, "aumenta a probabilidade de uma crise monetária."
O melhor investimento livre que você nunca vai fazer
Junte-se à riqueza diária hoje para LIVRE. Vamos mantê-lo em cima de todas as idéias de investimento mais quentes antes de bater Wall Street. Torne-se um membro hoje e obtenha nosso último relatório gratuito: "Gold Outlook for 2017"
Ele contém detalhes completos sobre algo incrivelmente importante que está se desdobrando e afetando como o ouro é classificado como um investimento.
Leblang e Satyanath, também na primeira seção de seu artigo, passam a considerar um segundo risco para a estabilidade de uma moeda. & Ldquo; Outro resultado estático comparativo do modelo de Morris e de Shin, & rdquo; Eles endereçam, "produz uma hipótese testável que associa a presença de governo dividido & hellip; Com uma maior probabilidade de uma crise monetária. & Rdquo;
Referenciando outros modelos, eles elaboram:
Muitos documentos bem conhecidos, incluindo os de Alesina e Drazen (1991), Spolaore (1993), Alt e Lowry (1994) e Alesina e Perotti (1994) argumentam que os governos divididos / de coalizão, graças aos atrasos na tomada de decisões Induzidos pela incerteza sobre as preferências, incorrem em custos excepcionalmente altos quando respondem a choques. Dado que um ataque especulativo constitui um choque para a economia, a implicação dessa perspectiva nas conseqüências do governo dividido é que o governo dividido provavelmente estará positivamente associado a crises monetárias.
Por "positivamente associado", é claro, significam "diretamente associado", não "associado de forma benéfica".
Sua conclusão aqui? & Ldquo; Nossa segunda hipótese de trabalho, baseada na visão predominante, é & hellip; Governo dividido aumenta a probabilidade de uma crise cambial. "
Há muito que se observa que a composição das instituições governamentais iraquianas é muito parecido com uma colcha feita a partir de fragmentos de um número de edredons mais velhos costurados juntos. Quão durável pode ser esse novo sair?
Agora, não é tão semelhante à razão pela qual um estoque subvalorizado pode permanecer subvalorizado por tanto tempo, apesar das perspectivas de futuro otimista para a sua empresa? Muitas vezes, trata-se de liderança, às vezes devido à disfunção, às vezes devido à incompetência pura e simples. Seja qual for o caso, apenas porque algo é barato não necessariamente torná-lo um bom negócio.
Contudo, dado que a dependência mundial do petróleo está a aumentar continuamente ano após ano e que o Iraque tem as segundas maiores reservas mundiais de petróleo subterrâneo, o dinar iraquiano pode muito bem ser a melhor forma para os estrangeiros investirem no que poderia resultar Para ser a maior reviravolta história desde a segunda guerra mundial.
Cabe a cada investidor pesar esse potencial futuro em relação aos custos atuais e segurança das transações de moeda, bem como a capacidade ou incapacidade de seu governo para manter sua moeda forte.
Joseph Cafariello
O melhor investimento livre que você nunca vai fazer
Cadastre-se para o livre riqueza Daily e-carta abaixo.
No comments:
Post a Comment